O iDeclatra na Cultura recebeu nesta terça-feira (17) o cientista político Alberto Almeida e a pós-doutoranda em Ciência Política, Rachel Bragatto, para uma análise das Eleições 2020. Eles conversaram com a advogada e diretora do Instituto Declatra, Mírian Gonçalves e com a jornalista Mariane Antunes.

Para Carlos Alberto Almeida é preciso ter cuidado com uma análise precipitada, no sentido de interligar diretamente os resultados das eleições deste ano com a a próxima, em 2022, quando os brasileiros e brasileiras escolherão o próximo Presidente da República e governadores dos estados. “A eleição municipal lida com temas locais. Em 2016 o grande vencedor, na interpretação da mídia, foi o PSDB. Ganhou no 1º turno na cidade mais importante do País, que é São Paulo e passou a governar cidades que somadas tinham a maior parte da população brasileira e o maior PIB. Mas em 2018 talvez tenha sido o maior derrotado”, observou.

Rachel Bragatto reportou uma pesquisa realizada em outubro pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) sobre o comportamento eleitoral da população. “Uma das perguntas era que sobre a possibilidade de votar em um prefeito apoiado por Bolsonaro e por Lula. Embora no Sul a votação do atual presidente tenha sido expressiva, ele aparece como maior cabo eleitoral no Centro-Oeste. A rejeição subiu no Sul e Sudeste”, comentou.

Para Mírian Gonçalves, diretora do Instituto Declatra, é preciso ter cuidado nas avaliações. “A própria Rede Globo e outros meios de comunicação fazem uma análise desta eleição como uma derrota de Bolsonaro. Mas se parece muito mais com uma vontade uma torcida, do que uma verdadeira análise. Precisamos estar atentos para não ter a falsa impressão de que estamos em um caminho fácil para 2022”, advertiu.

Durante esta edição também foram debatidas questões locais, a formação do sistema de votação proporcional para representar diversos segmentos da sociedade, candidatos que buscam dissociar sua imagem do atual Presidente da República e muito mais. Confira no vídeo abaixo e não se esqueça: O iDeclatra na Cultura é transmitido todas as terças e quintas-feiras, ao meio-dia, na Rádio Cultura de Curitiba. Você pode acompanhar o programa ao vivo pela AM 930, pelo site, pela Fan Page do Instituto Declatra ou da própria Rádio Cultura.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Fotos Públicas.

Compartilhe