A revista Direitos Fundamentais & Democracia, publicação científica do curso de direito da UniBrasil, traz em sua última edição um artigo assinado pelos advogados e diretores do Instituto Declatra, Ricardo Mendonça e Wilson Ramos Filho, o Xixo. A produção de ambos trata da “Crise no Trabalho no Brasil – Uma breve análise dos efeitos da desregulamentação sobre o emprego e a renda dos trabalhadores”.

No artigo o leitor encontrará uma análise sólida, a partir de pesquisas e dados, de como as políticas neoliberais de desregulamentação do trabalho a partir de 2008 levaram ao retrocesso no desenvolvimento econômico e social da classe trabalhadora, não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo. Os dados partem da Organização Internacional do Trabalho (OIT), passando pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, até dados da realidade brasileira, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A revista Direitos Fundamentais & Democracia é uma das mais respeitadas publicações do direito, não apenas no Brasil, onde é considerada uma das 10 mais importantes, mas também internacionalmente. Sua qualificação científica, certificada globalmente, é “Qualis1”, estando no topo da cadeia da plataforma.

:: Clique aqui para ler o artigo.

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Compartilhe