Quem faz o Instituto

“PODES CORTAR TODAS AS FLORES MAS NÃO PODES IMPEDIR A PRIMAVERA DE APARECER.” - PABLO NERUDA

O Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra) é uma organização que tem por objetivo ampliar o acesso e as ferramentas de defesa jurídica dos trabalhadores e trabalhadoras.

Criada por acadêmicos, advogados trabalhistas e entidades sindicais, o Instituto visa fomentar, articular e efetivar ações relativas aos direitos do trabalho. O iDeclatra realiza pesquisas, publicações, atividades acadêmicas, eventos, espaços de formação e debate político acerca dos conflitos no mundo do trabalho.

Os escritórios do Instituto atuam, com excelência, nas áreas do direito do trabalho, direito acidentário, de dano, direito previdenciário e outras áreas correlatas.

Dentre as nossas frentes de atuação, está a publicação de informações úteis aos trabalhadores por meio de diversas mídias como artigos, podcasts e vídeos curtos — visando maior alcance e acessibilidade aos conteúdos.

Atualmente, o Instituto conta com escritórios em Paraná e Minas Gerais, no entanto produz e oferece conteúdo que podem ser acessados e disponibilizados em todos os estados do país.

XIXO – WILSON RAMOS FILHO – PRESIDENTE

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito (1996), Doutor em Direito pela mesma Instituição (1998) e pós-doutor (2009) junto à EHESS de Paris. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Sindical na UFPR (nos cursos de graduação, mestrado e doutorado), professor Catedrático em Direito do Trabalho no Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário UniBrasil e professor de Derechos Humanos y Sociales no Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollona Universidad Pablo de Olavide (UPO, em Sevilla, Espanha). Coordena o Grupo de Pesquisas intitulado Trabalho e Regulação no Estado Constitucional, que reúne 30 investigadores acadêmicos.
Integra desde 1983 o Coletivo Jurídico da Central Única dos Trabalhadores. Possui ampla coleção de artigos e livros publicados ao longo de sua carreira.
Um dos sócios fundadores do escritório.

Curriculum Lattes
Contato: xixo@declatra.adv.br

MIRIAN A. GONÇALVES – DIRETORA GERAL

Graduada em direito pela PUC-PR, possui pós-graduação em Direitos Humanos em Huelva, na Espanha e mestra em Direito das Relações Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi professora de Direito Coletivo do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Sua militância política ligada aos direitos humanos a levou ao cargo de vice-prefeita de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores no mandato de 1º de janeiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. Assessora importantes entidades sindicais. Uma das sócias fundadoras do escritório.

Contato: mirian@declatra.adv.br

JANE SALVADOR DE BUENO GIZZI – VICE DIRETORA

Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Mestra em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com dissertação dedicada ao tema Assédio Moral. Professora (licenciada) de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Jane também coleciona uma extensa produção acadêmica com a publicação de diversos artigos e participação em livros voltados ao Direito do Trabalho e Assédio Moral. Especializou-se no atendimento a trabalhadores bancários.

Curriculum Lattes
Contato: jane@declatra.adv.br

HUMBERTO MARCIAL FONSECA – VICE DIRETOR – MG

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM), em Divinópolis, MG. Diretor da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT); Coordenador da Comissão de Relacionamento com o Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, da OAB/MG; Advogado trabalhista, assessor e consultor jurídico sindical com atuação em Minas Gerais e em outros estados do País. É autor de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas.

Contato: humberto@declatra.adv.br

NASSER AHMAD ALLAN – DIRETOR INSTITUCIONAL

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998. Mestre e Doutor, este último título com a tese “Deus, Diabo e Trabalho: Doutrina Social Católica, Anticomunismo e Cultura Jurídica do Brasil (1910-1945)”, ambos pela UFPR. Sua produção acadêmica rendeu a publicação de diversos artigos e livros, como “Direito do Trabalho e Corporativismo”. Professor das disciplinas de Direito do Trabalho e de Direito Sindical em cursos de pós-graduação.

Curriculum Lattes
Contato: nasser@declatra.adv.br

RICARDO NUNES DE MENDONÇA – DIRETOR DE PROJETO

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Mestre em Direito pela mesma Instituição de ensino. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho no Centro Universitário UniBrasil. Doutorando em Ciências Jurídicas e Políticas na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Autor de diversos artigos e livros, como “Do Abuso do Direito das Ações Possessórias como Ato Antissindical”, publicado em 2010.

Curriculum Lattes
Contato: ricardo@declatra.adv.br

CRISTIANE PEREIRA – DIRETORA DE PROJETO – MG

Graduada em Direito pela Universidade Potiguar , em Natal(RN). Pós-graduada em Direito Social pela Associação Nacional de Magistrados Estaduais (ANAMAGES) e em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Advogada trabalhista e civilista é assessora e consultora jurídico sindical, com 16 anos de experiência. É autora de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas.

Contato: cristiane@declatra.adv.br

MAURO JOSÉ AUACHE – CONSELHEIRO FISCAL

Graduado em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1989. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo IBEJ. Mestre em Direito Internacional do Trabalho pela Universidade Internacional de Andaluzia, em Sevilha, na Espanha. Sua produção acadêmica lhe rendeu a publicação de diversos artigos e livros, bem como o convite para integrar bancas de seleções nos Concursos para Magistratura no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Professor (licenciado) de Direito Sindical no Centro Universitário UniBrasil. Um dos sócios fundadores do escritório.

Contato: mauroauache@declatra.adv.br

CAMILA MILEK – ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO

Formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo em 2005, atuou em agências de publicidade e em campanhas politicas.
Tem especialização em teoria crítica dos Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha.

ANA JÚLIA RIBEIRO – ASSESSORA

Estudante de Filosofia na Universidade do Paraná (UFPR) e de Direito na Pontifícia Universidade Católica do PR (PUC-PR).
Foi um dos nomes da primavera secundarista, é ativista pela Educação Pública de Qualidade e Coordenadora da Campanha Cada Criança, iniciativa do laureado Nobel da Paz Kailash Satyarthi.

GIBRAN MENDES – FOTÓGRAFO E JORNALISTA

Jornalista com especialização em mídias sociais, atuou como colunista na Gazeta Mercantil na Região Sul e como assessor de imprensa da área de serviços e indústria, no âmbito privado. Na esfera pública, nos poderes executivo e legislativo. Coordenou o setor de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente é assessor de comunicação do Instituto Declatra e da CUT Paraná. Colabora ainda com veículos da mídia alternativa, como o Brasil de Fato e Jornalistas Livres. Em 2017 lançou o livro Yo Soy Fidel, sobre a cobertura in loco do funeral de Fidel Castro e as homenagens do povo cubano ao líder da revolução de 1959. Em 2020, colaborou com mais de 30 fotografias para o livro Vigília Lula Livre, registro dos 580 dias em que o ex-presidente foi um preso político. Recebeu três vezes o Prêmio Sangue Bom de Jornalismo.

Contato: gibran@declatra.adv.br

KLEBER CARVALHO – MEMBRO CONSELHEIRO

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- MG). Pós-graduado em processo pelo instituto de educação continuada na mesma instituição. Advogado com experiência nas áreas trabalhista e cível, assessor e consultor jurídico sindical, com 16 anos de experiência. É autor de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas.

Contato: kleber@declatra.adv.br