O Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (iDeclatra) liberou, para download gratuito, a segunda edição da coletânea Pandemias e Pandemônio, recém-lançada em parceria com a editora Tirant lo Blanch. A obra tem como título “Novas Direitas e Genocídio no Brasil” e reúne artigos de 30 diferentes e renomados intelectuais da contemporaneidade.

O livro é organizado por Cristiane Brandão Augusto, João Ricardo Dornelles, Rogerio Dultra dos Santos e pelo presidente do iDeclatra, Wilson Ramos Filho, o Xixo. A proposta é reunir análises sobre a situação do Brasil, desde uma análise da evolução do Golpe de 2016, passando pela pandemia e seus reflexos – sobretudo na classe trabalhadora -, até o papel da Nova Direita na sociedade brasileira.

“O Instituto segue com seu papel de produzir e promover atividades culturais e políticas que possam contribuir para o entendimento do Brasil de hoje. Mas, ao mesmo tempo, também entendemos que nosso papel é registrar esses acontecimentos para facilitar a vida dos historiadores e pesquisadores, do futuro, sobre o que vivemos hoje. Afinal, não será uma tarefa fácil a deles”, aponta a diretora do iDeclatra, Mírian Gonçalves.

Novas Direitas e Genocídio no Brasil está separado em sete capítulos internos, com o objetivo de nortear a leitura e facilitar o entendimento do contexto brasileiro. Pandemia, Genocídio e Conjuntura, Pandemônio, Novas Direitas e Política, Pandemia e Trabalho, Pandemônio nas Instituições, Pandemônio e Genocídio na Segurança Pública, Pandemia e Genocídio das Minorias e Pandemias e Ordem Internacional são os divisores internos da obra que já permite ao leitor ter ideia do que encontrará no livro.

“Este livro é o segundo volume do ‘Pandemias e Pandemônio no Brasil’, lançado em maio de 2020 e que teve uma excelente acolhida no mundo acadêmico e na militância das esquerdas. Mantendo o objetivo de contribuir para a compreensão do cenário atual e para a ampliação do debate, alguns dos mesmos autores e novos convidados apresentam as suas análises sobre as crises humanitária, sanitária, econômica, política e institucional, externando o olhar de quem está no meio do furacão. Assim, este novo volume repercute as consequências socioeconômicas e políticas da pandemia e de sua gestão no Brasil passado um ano e meio do início da crise”, diz trecho da introdução assinada pelos organizadores do livro.

Ficou curioso? Baixe gratuitamente seu exemplar em formato e-book clicando aqui.

Compartilhe